Aluísio Lessa

PSB 40

Notícia

Frente Parlamentar conhece trabalhos da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos

A Frente Parlamentar de Combate a Crimes Digitais visitou, nesta terça (10), a Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DPCRICI). O delegado Derivaldo Falcão recebeu o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) e mostrou as instalações da delegacia e explicou os como são feitos os trabalhos para autuar quem comete este tipo de delito em Pernambuco.

Titular da DPCRICI desde março de 2016, Derivaldo relatou que as denúncias de crimes cibernéticos aumentaram consideravelmente nos últimos anos "Somente em 2017, abrimos 1020 inquéritos e já temos 189 em 2018. O volume de queixas é tão grande que precisamos de um efetivo maior, pois estamos tendo dificuldade grande em investigar e intimar ", comentou.

Elogiando a atuação da Frente Parlamentar, o delegado espera que demandas, como a de uma melhoria na estrutura física da delegacia e o aumento na equipe, que hoje conta com oito pessoas, possam ser atendidas pelo Estado com maior celeridade: "É muito importante a visita à delegacia, para os parlamentares conhecerem a nossa estrutura, constatarem o nosso efetivo reduzido e transmitirem o que é, de fato, o crime cibernético. Além disso, a Frente Parlamentar tem um papel fundamental para alertar a população quanto às fake news .É preciso ter cautela ao compartilhar qualquer tipo de conteúdo nas redes sociais", disse.

Preocupado com a incidência de crimes digitais em Pernambuco, Derivaldo Falcão deu algumas dicas para as pessoas não se tonarem vítimas: "É preciso ter cuidado com emails que falam em intimação da Justiça e de atualização de dados bancários. Nem a Justiça e nem as instituições bancárias realizam esses procedimentos através de emails. O acesso a esse tipo de conteúdo pode implicar em prejuízo de ordem financeira e furtos de senhas e informações pessoais", alertou.

Ciente da importância da atividade da DPCRICI, Aluísio Lessa procurou ouvir as demandas do delegado para dar os devidos encaminhamentos ao Governo do Estado: "Conhecemos in loco o trabalho o trabalho da Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes Cibernéticos e, com os trabalhos da Frente Parlamentar, vamos nos articular com o Governo de Pernambuco para fechar o cerco contra os crimes digitais", declarou.

Vídeo

Áudio