Aluísio Lessa

PSB 40

Notícia

Frente Parlamentar recebe chefe da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Na manhã desta quinta-feira (5), a Frente Parlamentar de Combate a Crimes Digitais, da Alepe, deu continuidade aos trabalhos. A comissão especial recebeu o delegado Derivaldo Falcão, da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI); coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), George Maciel; e o representante da Comissão de Direito Penal, André Gouveia.

Em sua explanação, Derivaldo Falcão explicou os procedimentos da DPCRICI para combater os crimes digitais. Ele explicou o que é necessário para um cidadão fazer uma denúncia: "O cidadão que for prestar queixa contra este tipo de crime deve estar munido de print de computador de mesa, pois eles contam com o endereço (URL) e é a partir desta informação que vamos descobrir o IP, que é identificação digital do computador, do criminoso para tomar as medidas cabíveis", pontuou.

Há 17 anos coordenando o processo digital das eleições em Pernambuco, George Maciel afirmou que o sistema do TRE-PE sofre em média cerca de 100 mil tentativas de invasão nos dias de eleição e assegurou que a urna eletrônica é 100% segura: "Temos o sistema de apuração mais moderno e eficaz do mundo. Para tanto, estamos constantemente atualizados quanto às formas de ataque que podem nos atingir. O grande problema não é o conteúdo da urna e sim a distorção de informações que o eleitor recebe antes definir o seu voto", ponderou.

Presidente da comissão especial, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) informou que a frente irá realizar visita à DPCRICI, nesta terça (10), e a terceira reunião ordinária agendada para quarta-feira: "Vamos alimentar o trabalho da frente parlamentar com os elementos dessas visitas e debates que estamos promovendo, para, no final, encaminhar um ofício para o Governo do Estado e o Governo Federal no sentido de regulamentar o combate às notícias falsas no âmbito digital", concluiu.

Vídeo

Áudio