Aluísio Lessa

PSB 40

Notícia

Frente Parlamentar de Combate a Crimes Digitais inicia as atividades

Nesta terça-feira (20), a Frente Parlamentar de Combate às Fake News, da Alepe, foi instalada. Por iniciativa do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), a comissão especial terá como foco o enfrentamento e a apuração dos delitos de falsas notícias e os crimes cibernéticos.

Em seu início de atividades, a frente parlamentar contou com a presença do presidente, Aluísio Lessa, do relator, Rodrigo Novaes (PSD), e dos membros Zé Maurício (PP) e Eduíno Brito (PR). Eles serão componentes fixos da frente e estarão concentrando esforços pelos próximos 90 dias para ampliar o debate e dar os devidos encaminhamentos às conclusões e sugestões que serão geradas.

Ao explicar a iniciativa de criação da frente, Aluísio relatou as graves proporções que as notícias falsas podem ter e ressaltou a necessidade de uma ação imediata para este tipo de crime: "Aqui no Brasil é muito comum o "copia, cola e compartilha" sem checar a origem da notícia e essa propagação pode acarretar em graves consequências. Precisamos combater esse abuso e punir os responsáveis", disse o parlamentar.

De acordo com Lessa, a frente parlamentar visa somar esforços com o poder judiciário para dar um basta neste crime, que tem como cenário propício para denegrir a reputação alheia o volume de troca de informações pela internet: "Estaremos atuando em defesa de pessoas, empresas e instituições que diariamente estão expostas à propagação dessas notícias mentirosas. Estamos irmanados com o TRE, CNJ, TJ, Ministério Público, Polícia Federal e OAB para que o Brasil possa virar essa página das fake news", concluiu.

Vídeo

Áudio