Aluísio Lessa

PSB 40

Notícia

Desenvolvimento Econômico anuncia ações em defesa do Sistema Único de Assistência Social

Os cortes no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), anunciados recentemente pelo Governo Federal, serão debatidos nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Aluísio Lessa (PSB), durante reunião do colegiado nesta quarta (22). Segundo ele, que é autor do pedido para instalação da Frente Parlamentar de Defesa do Suas, os encontros serão realizados no âmbito do colegiado.

O grupo de trabalho deverá ser coordenado por Lessa e composto pelos deputados Bispo Ossesio Silva (PRB), Eduíno Brito (PP), Isaltino Nascimento (PSB) e Laura Gomes (PSB).

Lessa criticou o Governo Federal pela limitação em R$ 900 milhões para o setor, no Orçamento de 2018, quando o Conselho Nacional de Assistência Social estima que a manutenção das ações de proteção social exigiria, pelo menos, R$ 2,7 bilhões. “Há um movimento nacional, com comissões criadas em todas as Assembleias Legislativas do País e uma Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados, para debater a situação do Suas”, contextualizou. “É um Governo sem legitimidade, e quem paga o preço são as pessoas mais desfavorecidas”, emendou.

A importância do tema foi reforçada por outros deputados presentes à reunião. Romário Dias (PSD) sugeriu que o Ministério Público seja incorporado à discussão, para acompanhar os prejuízos em programas sociais dos municípios que dependem de verbas da União. João Eudes (PDT) frisou que a assistência social é “o ponto mais sensível para a sociedade”. Eduíno Brito destacou a importância de qualificar as ações sociais das prefeituras, aumentando a eficiência e evitando desperdício.

Fonte: Site da Assembleia Legislativa de PE

Vídeo

Áudio