Projetos de Aluísio Lessa

Projetos de Aluísio ampliam acesso à saúde, educação e cidadania.

Foi autor da Lei Nº 14.714 (2012) que incentiva o controle social nas escolas públicas e da Lei Nº 14.771 (2012) que promove segurança para os motociclistas. Ampliou o atendimento do programa “Governo Presente” e “Ocupações Sociais e Impacto”, com maior acesso à saúde, educação e cidadania. Coordenou o Programa “Meu Imóvel Legal”, para promoção e entrega de cerca de 20 mil escrituras e apoiou a implantação do “Pacto pela Saúde”.

A valorização da nossa cultura.

Foi autor da Lei Nº 14.437 (2011) que promove a exibição de filmes preferencialmente pernambucanos em espaços públicos de todo o estado e trabalha constantemente para a valorização e promoção da cultura local.

Educação é a base de tudo.

Articulou a implantação de escolas técnicas no interior do estado e propôs a criação de cartilhas sobre saúde e educação familiar, com a Lei Nº 14.643 (2012).Promoveu a ampliação do Programa “Ganhe o mundo”, para intercâmbio de alunos, monitorou as construções das escolas estaduais destruídas pelas enchentes de 2010 e 2011 e foi autor da alteração da Lei Nº 15.917 (2016) que torna obrigatória a manutenção semestral do transporte escolar e veículos fretados para transporte dos universitários, dando mais segurança aos alunos das escolas municipais e universitários.

Cidades mais seguras.

Autor da Lei Nº 16.326 (2018) que estabelece aos municípios pernambucanos apresentarem, no plano de trabalho do FEM, projetos voltados para a segurança pública. Com a injeção do recurso vindo do Governo, os prefeitos garantem suporte para diversas ações, como iluminação de ruas, instalação de câmeras de monitoramento, aprimoramento da guarda municipal, entre outras. Tudo isso para tornar as cidades mais seguras.

MAIS EMPREGO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO PARA PERNAMBUCO.

Lutou pela reabertura das Usinas Pumaty e Cruangi, que, em formato de cooperativa trouxe de volta a esperança para os fornecedores de cana e trabalhadores, na indústria e no campo. Em Ribeirão, participou ativamente na consolidação do Distrito Industrial com a instalação da Fábrica Viva Alimentos e na articulação para a vinda de mais três empresas para o distrito. Em Palmares, articulou a construção do novo Mercado da Sulanca, junto a AD/DIPER; realizou uma grande articulação, junto ao DNIT, para abertura de acessos rodoviários, após a duplicação da BR-101; participou da articulação para a construção do Campus do IFPE; Participou ativamente de todo o processo de construção da barragem de Serro Azul; Lutou pelo apoio ao PROUPE, com atendimento às bolsas da Autarquia Municipal (FAMASUL) e trabalhou pela ida da UPE para o município. Além disso, articulou a instalação de hub da Azul em Pernambuco e empenhou-se na implantação da fábrica da Jeep (Fiat), em Goiana. Incentivou e promoveu diversas iniciativas para impulsionar a economia com o estímulo da atividade portuária dos Estaleiros.

Aldeia preservada. Respeito com todos.

Por iniciativa de Aluísio, foi realizada audiência pública para tratar da alteração do traçado do Arco Viário Metropolitano para garantir a preservação da Área de Proteção Ambiental de Aldeia.

Nossas propostas

Fortalecer e consolidar a interiorização do desenvolvimento econômico;

Defender a consolidação e a instalação de escolas técnicas para garantir a qualificação profissional

Pleitear a universalização das escolas de tempo integral

Pleitear a instalação de empreendimentos industriais e comerciais nas áreas planas e margens de rodovias de áreas desapropriadas principalmente onde já exista distritos industriais;

Defender o crescimento dos Estaleiros Navais e garantir as encomendas de navios e embarcações;

Fortalecer o polo automotivo;

Estimular o esporte amador através da lei de incentivo ao esporte;

Lutar pelo desenvolvimento do agronegócio

Fortalecer a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, da agricultura familiar e dos arranjos produtivos locais

Trabalhar questões ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade

Propor a desapropriação de terras na Zona da Mata de usinas falidas, fechadas e devedoras ao Estado

Apoiar a melhoria de políticas públicas para assentamentos

Contribuir para a regularização fundiária e imobiliária com entrega de escrituras

Apoiar o fortalecimento do plano de Regularização das Zonas Especiais de interesse Social – Prezeis

Estimular o esporte amador através da lei que da incentivo ao esporte

Trabalhar para o fortalecimento e aperfeiçoamento do programa “ Pacto pela Vida”

Defender a criação do “Pacto pela Inclusão Social”

Apoiar o setor de transportes de cargas e logística

Fomentar a inovação e a economia criativa Defender políticas de saúde Trabalhar pelo fortalecimento da rede hospitalar do interior

Defender a implantação da Lei Estadual de Cultura Trabalhar pela valorização da cultura popular

Trabalhar pela valorização da cultura popular, artesanato e do turismo pernambucano